Dados do Trabalho


Título

Segurança em transporte intra-hospitalar em pacientes em uso de ventilação mecânica invasiva

Objetivo

Determinar o perfil de pacientes em uso de ventilação mecânica invasiva (VMI) antes e após terem sido submetidos a transporte intra-hospitalar e incidência de eventos adversos.

Métodos

Estudo observacional retrospectivo descritivo em adultos com infecção por coronavírus em VMI e que foram submetidos a realização de tomografia de tórax. Foram coletados dados sobre relação PaO2/FiO2 (P/F), uso de vasopressor, sedativo, analgésico ou bloqueador neuromuscular (BNM) antes e após o transporte e a incidência de complicações relacionadas.

Resultados

Foram incluídos 170 pacientes no período de junho de 2020 a abril de 2021. A mediana da relação P/F foi de 168 (132 – 220) antes do exame e de 166 (126 - 213) após o exame (p=0,6). Aumento de sedação, analgesia , BNM e vasopressor foram necessários em pequena parcela da amostra 11,2%(19), 8,4%(14), 1,2%(2) e 6,5%(11) respectivamente. A necessidade de início de sedação, analgesia e BNM também ocorreu na minoria dos casos 6,5%(11), 3,5%(6) e 5,3%(9). Houve diminuição na necessidade de vasopressor após o transporte 38,2% versus 32,4% (p=0,02), e não houve diferença na dose de noradrenalina empregada (p=0,8). Ocorreu um evento adverso maior (0,6%) e 15 complicações menores (8,8%). O uso de vasopressor antes do procedimento não foi associado a presença de complicações (p=0,6).

Conclusão

O transporte intra-hospitalar foi seguro e com baixa incidência de complicações em nossa amostra.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

William Silva da Silva William Silva, Sara Ferreira Pagliarini Ferreira Pagliarini, Pedro Henrique Rigotti Soares Henrique Rigotti Soares, Lilian Rodrigues Henrique Lilian Rodrigues, João Alberto Succolotti Deuschle Alberto Succolotti, Laura Viana de Lima Laura Viana, Maria Júlia Queiroz Piai Júlia Queiroz, Wagner L. Nedel Wagner Nedel