Dados do Trabalho
Título
Atuação do farmacêutico Clínico no protocolo de tromboembolismo Venoso em pacientes clínicos e cirúrgicos
Objetivo
Objetivo é demonstrar a importância da atuação do farmacêutico clínico no protocolo de tromboembolismo Venoso em pacientes clínicos e cirúrgicos através aplicação de escala tev Pádua / Caprini, descrever as intervenções do farmacêutico na prevenção do tromboembolismo venoso de acordo com a necessidade de cada paciente.
Métodos
Estudo retrospectivos, realizado em um hospital de grande porte de São Paulo. As escalas foram registradas em prontuário eletrônico de janeiro a junho de 2022.Amostragem por conveniência e utilizado estatística descritiva.
Resultados
No período foram inseridos no protocolo tev para acompanhamento / intervenção farmacêutica quando necessário 5981 pacientes, sendo 3318 pacientes de alto risco, 2207 baixo risco, 144 com risco moderado e 312 pacientes sem critérios de acompanhamento. As intervenções feitas pela atuação do farmacêutico clínico foram: inclusão de profilaxia medicamentosa, inclusão de profilaxia mecânica, ajuste de dose, ajuste de posologia, ajuste de via de administração, substituição do medicamento profilático e suspensão de profilaxia para evitar duplicidade terapêutica.
Conclusão
É importante que os hospitais desenvolvam estratégias para diminuir as chances de o paciente internado desenvolverem tromboembolismo venoso. As consequências podem ser fatais, além de aumentarem o número de dias de internação e os custos diretos e indiretos envolvidos. A implantação do serviço do farmacêutico clínico vertical abrangeu a inclusão da profilaxia para tromboembolismo venoso e a promoção do uso correto de medicamentos no ambiente hospitalar.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Daiane Aparecida Silva, Maria Eduarda Ferreira Pedroso, Carolina Cruz Vasconcelos